SapioX: Economia compartilhada

David Karlin
2 min readJun 27, 2021

Primeiro, uma citação da Wikipedia:

No capitalismo, a economia compartilhada é um sistema sócio-econômico construído em torno do compartilhamento de recursos. Muitas vezes envolve uma forma de aquisição de bens e serviços que difere do modelo tradicional de negócios das empresas que contratam empregados para produzir produtos para vender aos consumidores. Inclui a criação, produção, distribuição, comércio e consumo compartilhado de bens e serviços por diferentes pessoas e organizações. Estes sistemas assumem uma variedade de formas, muitas vezes alavancando a tecnologia da informação para capacitar indivíduos, corporações, organizações sem fins lucrativos e governo com informações que permitam a distribuição, compartilhamento e reutilização do excesso de capacidade em bens e serviços.

Há dois tipos principais de iniciativas de economia compartilhada:

Sem fins lucrativos, geralmente baseadas no conceito de bibliotecas de empréstimo de livros, nas quais os bens e serviços são fornecidos gratuitamente (ou às vezes para uma assinatura modesta).

Comerciais, nas quais uma empresa fornece um serviço aos clientes.

Deixo de fora B2B e B2C e me concentro no C2C ou consumidor-a-consumidor, que é nosso projeto SapioX. As pessoas compartilham seus recursos (conhecimento, habilidades) com outras pessoas, elas o fazem diretamente e não precisam de um intermediário.

Este conceito tem suas vantagens: as pessoas trabalham em seu próprio horário, não há pressão de um chefe, não há necessidade de deslocamento diário, pois utilizam a Internet a maior parte do tempo. Você é seu próprio patrão e totalmente responsável por sua vida e bem-estar. Esses são os prós.

Quais são os prós neste tipo de economia? O maior problema de trabalhar por conta própria é que você não recebe um salário garantido, não há benefícios, você tem que cuidar de seu seguro. Mas, sinceramente, eu mesmo nunca vi isso como um problema. Trabalhar para um chefe com um salário garantido ou estar por conta própria e fazer o que puder? Eu escolho este último.

Quando você trabalha por conta própria, isto é sempre um desafio. Mas isto é o que pode ser seu campo de treinamento. Ele ensina a você habilidades empreendedoras, você aprende a aceitar certos riscos, o mais importante, você aprende a planejar.

Participar da economia compartilhada pode ser seu primeiro passo para se tornar um empreendedor, iniciar seu próprio negócio e trabalhar somente quando você quiser (alerta spoiler: você vai trabalhar ainda mais do que seu trabalho diário normal, mas você vai adorar).

David Karlin

https://sapiox.com

--

--

David Karlin

I write about what's most interesting to me. I run a Flight tickets and hotel booking search website called IQ.gg https://www.iq.gg